segunda-feira, 19 de março de 2012

Projeto: Bacco


Proposta de revitalização e requalificação dos espaços de serviço do
escritório de arquitetura "Bacco Arquitetos  Associados".
Bacco Arquitetos Associados (Barbosa & Corbucci) - Rua General Jardim 645, cj 21 -
CEP : 012223-011 - São Paulo, SP - Brasil - Tel: 55 11 32585961

A proposta de projeto tinha como objetivo atender a dois pré-requisitos básicos:

- Revitalizar e requalificar os ambientes escolhidos
- Se possível submeter o projeto a um tema relevante
ao tipo de atividade do escritório


Revitalizar e Requalificar os Ambientes Escolhidos
Por uma questão de ordem, foi decidido que a melhor ação nessa parte do projeto seria a de reestabelecer as funções originais dos cômodos em questão. Que por motivos além do meu conhecimento, tiveram seu papéis alterados no passado. E hoje demonstram as sucessivas adaptações, as vezes não muito felizes, necessárias para que tais cômodos pudessem exercer suas novas funções a contento.
Outro diagnóstico importante que respalda a requalificação desses espaços seriam:
Normalmente o cômodo destinado ao banheiro ou lavabo, como não há chuveiro, é utilizado por uma pessoa de cada vez. Sendo assim, seu espaço pode ser reduzido. Diferente da copa que geralmente é compartilhado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Sendo assim, a utilização do espaço maior para o "bh" e o espaço menor para a copa causam um certo desequilíbrio funcional que não poderia aparecer em um escritório de arquitetura.
Quanto a entrada, o objetivo era propor um fluxo mais dinâmico e um design mais requintado. Contudo, ele como está agora, não representa nenhum problema de funcionalidade ao dia dia do escritório. As mudanças foram propostas devido a oportunidade aberta pelo projeto principal.


Quanto aos argumentos para sua alteração, ficam anotados somente o questionamento do espaço "perdido" entre as portas antifurto e a de vidro. Estes poderiam ser melhor aproveitados estabelecendo uma afirmação visual e reforçando o contesto da marca Bacco arquiteto associados.
Para tanto, a proposta indica a recolocação das portas antifurto logo a pós a de vidro que tem por função somente ser uma película, translúcido, que separa o ambiente privado do escritório da circulação pública do prédio. Outra função para a porta antifurto é a de ser um painel que contrastará com uma imagem da marca do escritório aplicada na de vidro.

Tema proposto para o design do projeto
A Bacco arquitetos associados se caracteriza por um escritório de arquitetura voltada principalmente para projetos de grande porte como aeroportos, escolas, terminais rodoviários, plantas industrias, etc. Com isso em mente, o tema deveria ser algo próximo a realidade da empresa.
Assim, foi escolhido como tema o arquiteto Oscar Niemeyer. Devido a similaridade de seus projetos com os da Bacco e por ser um profissional 100% nacional.
Com relação ao piso, foi decidido pela proposta de implementar uma representação do calçadão de Copacabana, um elemento de "diversão ao projeto" que combina com o "ar" tranquilo e até boêmio que o escritório possui.

O calçadão tem cerca de 4,15 Km e percorre as praias do Leme até a de Copacabana.
Foi construída pelo Prefeito Pereira Passos em 1906 com pedras (calcita branca e basalto negro) importados de Portugal.
O estilo curvilíneo, característico do calçadão atual só foi delineado a partir de 1970 com o aumento da faixa de areia
e o alargamento das pistas da orla. Este trabalho foi realizado por  Burle Marx que quis manter o
desenho original mas aumentando as dimensões de suas curvas.
Outra curiosidade é que o traçado do Calçadão é baseado no da Praça do Rocio em Lisboa, representando
o encontro das águas doces do Tejo com o Oceano Atlântico.
Mas para nós brasileiros, suas ondas representam o doce balanço do mar na praia da princesinha.


Softwares utilizados: Auto CAD, Cinema 4D, Photoshop