O Design

Mesmo estando presente em vários momentos da história da civilização humana, representado pela busca da união da estética dos objetos às suas funcionalidades, a utilização das práticas do que viria a se tornar o desenho industrial, como vemos hoje, só tomou corpo na Revolução Industrial  do século XIX. Pois esta, desenvolveu-se em uma disciplina acadêmica e uma profissão, no meio cultural e industrial alemão desse período. (a Deutscher Werkbund, Bauhaus e a Escola de Ulm)
No Brasil, o design como um todo  foi bastante influenciado por essas escolas criadas na Alemanha.
......

O Design ou desenho industrial é a atividade de criação, desenvolvimento, configuração, concepção, elaboração e especificação de objetos que serão produzidos industrialmente ou por meio de sistema de produção seriada que demandem padronização dos componentes, compatibilização do desenho para construção em maquinário mecânico ou manual que envolva a repetição das diferentes etapas de produção. Essa é uma atividade estratégica, técnica e criativa, normalmente orientada por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de  problemas.

Alguns exemplos de coisas que se podem projetar incluem vários tipos de objetos, como utensílios domésticos, vestimentas, máquinas, ambientes, serviços, marcas e também imagens, como em peças gráficas, famílias de letras (tipografia), livros e interfaces digitais de softwares ou de páginas da Internet, entre outros.


Os designers, quando formados, normalmente se especializam em uma área específica de atuação. As mais comuns são as do  design de produto, design visual, design de moda e o design de interiores. Contudo, o espectro dessa profissão é muito mais amplo:


Design estratégico
Design de comunicação
Design de som
Design visual

Design gráfico
Tipografia
Design editorial
Design institucional

Design digital
Design de hipermídia
Web design
Design de jogos

Design de produto
Design automobilístico
Design de embalagem
Design de mobiliário

Design de moda
Design de joias
Design de estampa

Design de ambientes
Design de interiores
Design' de iluminação
Design de sinalização

Design de interação
Design de interfaces
Design de serviços

Nenhum comentário: