quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Projeto: Mobi


O que é mobilidade urbana sustentável:
..."Mobilidade é o grande desafio das cidades contemporâneas, em todas as partes do mundo. A opção pelo automóvel - que parecia ser a resposta eficiente do século 20 à necessidade de circulação - levou à paralisia do trânsito, com desperdício de tempo e combustível, além dos problemas ambientais de poluição atmosférica e de ocupação do espaço público. No Brasil, a frota de automóveis e motocicletas teve crescimento de até 400% nos últimos dez anos"...



..."Sendo assim, a mobilidade urbana sustentável envolve a implantação de sistemas sobre trilhos, como metrôs, trens e bondes modernos (VLTs), ônibus "limpos", com integração a ciclovias, esteiras rolantes, elevadores de grande capacidade. E soluções inovadoras, como os teleféricos de Medellin (Colômbia), ou sistemas de bicicletas públicas, como os implantados em Copenhague, Paris, Barcelona, Bogotá, Boston e várias outras cidades mundiais. Por fim, a mobilidade urbana também demanda calçadas confortáveis, niveladas, sem buracos e obstáculos, porque um terço das viagens realizadas nas cidades brasileiras é feita a pé ou em cadeiras de rodas.Somente a requalificação dos transportes públicos poderá reduzir o ronco dos motores e permitir que as ruas deixem de ser "vias" de passagem e voltem a ser locais de convivência"...



Com isso em mente, o projeto desenvolvido por Luiz Cartezani tem como foco oferecer mais uma opção de mobilidade para os centros urbanos do futuro.
O Mobi compõe-se de uma releitura do sistema de transporte individual Segway.
Nesse novo modelo, foi construído uma cápsula protetora que envolve dois ocupantes a fim de proporcionar maior segurança e proteção contra intemperes. Pois ele será utilizado para deslocamentos essencialmente nos grandes centros urbanos. 
Outro ponto importante, tais veículos serão em grande parte pertencentes a cidade e não a particulares. Seguindo as propostas de uso coletivo que são empregadas, hoje, em bicicletas públicas.
 
Minha participação nesse projeto foi de materializar o conceito elaborado por Luís em um modelo 3D realista. 

 Softwares utilizados: Cinema 4D e Photoshop

Nenhum comentário: