Projeto de modelação de um Toy Art
Esse trabalho realizado em conjunto com o designer, Thiago Luporini, criador do desenho dessa peça, tinha por objetivo desenvolver um produto para ilustrar sua tese de conclusão de curso. Quanto a minha função, foi a de trazer a realidade seus conceitos desenhados a mão para um modelo matemático em escala. O qual poderia ser enviado a um birô de prototipagem rápida.
Quanto ao significado do Toy Art
Toy art, designer toys, urban vinyl, etc, são vários os termos que definem o conceito de "brinquedo de arte". Ele não foi feito para brincar, mas sim para pessoas maiores de idade (especialmente adultos) e com o intuito de ser um objeto colecionável e ou para decoração. O toy art é em síntese, uma "tela" em 3 dimensões para artistas e designers expressarem suas artes. Assim sendo, toy art é a manifestação contemporânea que se apropria do brinquedo para mesclar o design, a moda e a arte urbana do grafite.
Essas obras sempre terão tiragens limitadas, numeradas ou assinadas, e não serão relançadas, como um brinquedo comum, a não ser que o artista crie um novo grafismo. Brinquedos são para crianças brincarem e posteriormente (destruir ou passar para frente). Um toy art é um objeto para adultos ou adolescentes colecionarem e guardarem. Quando estes possuem membros articulados, são somente para mudar as poses de sua exibição.
Quanto a temática, um toy geralmente evoca imagens infantis, baseadas em bichinhos, personagens famosos de desenhos animados ou super-heróis. No entanto, os temas podem ser violentos, subversivos, políticos, cômicos, criativos ou de linguagem urbana, underground, erótica, satírica, etc. Dessa forma, o objetivo da arte toy é, como qualquer obra de arte, é a de causar alguma reação no observador.
Quanto a sua origem e os materiais
- Em 1998, um desconhecido artista de Hong Kong, Michael Lau, levou para uma amostra de brinquedos alguns GI Joe ( para nós o conhecido Falcon) remodelados e customizados, com roupagens no estilo hip-hop, logos, correntes e jeans. Eles fizeram muito sucesso por serem muito diferentes de tudo que se havia visto até em tão.
Tal criatividade estimulou a imaginação de muitos artistas e entusiastas. Lau criou somente 101 figuras customizadas que hoje valem como verdadeiras jóias. O elevando ao status de mito e referência quando se fala sobre esse movimento artístico.
- Qualquer material pode ser utilizado para se fazer um toy art. Os nacionais são geralmente de tecido ou plush, por serem de fácil manufatura e acesso. Já os importados costumam ser de vinil ou de materiais plásticos advindos de processos industriais bem mais caros. Há também os feitos em metal, resina, gesso, cera e até de papel.
Softwares utilizados: Corel Draw, Photoshop, Rhinoceros e Cinema 4D
Nenhum comentário:
Postar um comentário