quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Projeto: USS Galliant (Escape-pod)

O projeto consiste na elaboração e no desenvolvimento de um design para uma nave de combate humana. Nomeada com o registro de USS Galliant.


Nessa 1ª fase do projeto, ocorre o desenvolvimento de uma identidade visual que norteará a linguagem que o projeto deverá seguir.
Assim sendo, optei por um visual ilustrativo mais voltado para emblemas da 2ª Guerra Mundial - Pin Ups - Pois estas, remetem a uma sensualidade e nostalgia que contrastam com o tema futurista do projeto.
Quanto a paleta de cores, optei por tons da família do verde, verde oliva, terra entre outros. Estes são bem representados no modelo do escape-pod que vem a seguir. 


Nessa 2ª fase do projeto, o objetivo é o desenvolvimento do módulo de fuga, Escape-pod, que modelei tendo como base de referência um sketch de cápsula do filme Star Wars.
 
 
A seguir, o modelo finalizado.
 

 
 


Próximo passo, finalização do design da USS Galliant. Que está 98% concluída.
 
Softwares utilizados: Cinema 4D e Photoshop

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Projeto: Katana

 
Projeto de modelação de um conjunto de espadas samurais.
O intuito do projeto foi somente o contínuo processo de exercício da atividade de modelação. Para tanto, foram modelados uma katana (espada maior), uma Wakizashi (espada menor) e sua base tradicional.
Existem modelos de base com três lugares, que  sustentam um jogo completo de armas de um samurai. Que seriam a Katana, a Wakizashi e a Kodashi (uma espada intermediária entre as duas primeiras. Pode ser considerada como um punhal de 59cm)
 
História das Daishôs
(Conjunto de armas do Samurai) 
 
A Katana foi a arma mais usada no Japão medieval, principalmente após sua unificação pelo Shogun Tokugawa Ieyasu (início do séc XVII), período de muitos duelos entre samurais. Tão grande era sua importância que foi declarada privilégio exclusivo da classe guerreira em 1588. A espada é a alma do samurai”, disse Tokugawa Ieyasu
Um samurai era facilmente reconhecido pelas ruas por portar duas espadas presas ao obi, uma longa, a Katana (de 60 a 102 cm), usada nas lutas em locais amplos, e uma menor, a Wakizachi (de 30 a 60 cm), para espaços fechados.
 
A wakizashi (também conhecida como Oo-wakizashi ou Naga-wakizashi) é uma espada curta japonesa, usada em conjunto com a katana pelos samurais.              
Era usada principalmente em combates de curta distancia onde você tinha menos tempo para desembainhar sua arma, possibilitando assim um rápido ataque ao oponente geralmente no joelho ou outras articulações no intuito de imobilizá-lo. Essa arma era utilizada também na prática do seppuku.
 
Kodachi É usada principalmente para a defesa pois seu tamanho reduzido (59 cm) duplica sua velocidade em relação a espadas maiores, embora não proporcione um bom ataque. A Kodachi tem a dobra da lâmina levemente maior que a Wakizashi e um pouco mais leve, tem seu tamanho mais aproximado com a Wakizashi do que com a Katana. É frequente ser confundida com a Wakizashi.

 
 Softwares utilizados: Cinema 4D e Photoshop

Projeto: Dojo


Projeto de um espaço para a realização de aulas de Kenjutsu, arte samurai.
O trabalho consistia em desenvolver um espaço arquitetônico condizente com as atividades que seriam realizadas nesse local.

História do Kenjutsu
Existem vários estilos de kenjutsu. Os primórdios da arte remontam ao período Kofun da história japonesa, com registros sobre o Kashima-no-Tachi , ou "espada de Kashima", supostamente ensinada aos soldados Sakimori que eram destacados para proteger as fronteiras contra ameaças externas. A evolução do kenjutsu se deu basicamente na região de Kashima, Ibaraki, onde havia sete estilos sob a supervisão de sete sacerdotes xintoístas, e na região de Kyoto, onde havia oito estilos sob a supervisão de oito monges budistas.
Os estilos de kenjutsu como conhecidos hoje foram tomando forma no período Muromachi (séculos 15 e 16) , em particular no período Sengoku. Existem basicamente quatro estilos (alguns definem três) que foram a fonte da grande maioria dos estilos criados posteriormente:

· Shinkage-ryû, criado por Kami-izumi Ise-no-kami Hidetsuna a partir do Kage-no-nagare , criado por Aisu Ikôsai Hisatada;
· Tenshinshôden Katori Shintô-ryû, criado por Iizasa Chôisai Iga-no-kami Ienao ,o Kasumi Shinto Ryu e o Kashima Shinto Ryu;
· Chûjô-ryû, criado por Chujô Hyôgo-no-kami Nagahide ;
· Nen-ryû, criado pelo monge Nen-ami Jion , em particular o estilo Maniwa Nen-ryû .

O número de estilos de kenjutsu existentes teve uma grande expansão durante o período Edo (séculos XVI a XIX), registrando-se mais de 500 estilos de kenjutsu em seu auge. Foi nessa época que se começou a praticar kenjutsu com a shinai, a espada de bambu, e com o bogu, a armadura, no que foi o precursor do kendo moderno.
Alguns dos principais estilos de kenjutsu que se desenvolveram no período Edo foram:

· Niten Ichi Ryu, criado por Miyamoto Musashi;
· Yagyu Shinkage Ryu, criado por Yagyu Muneyoshi, a partir do Shinkage Ryu de Kami-izumi Ise-no-kami Hidetsuna;
· Ittô-ryû, criado por Itô Ittôsai Kagehisa, a partir do estilo Toda-ryû, que é a linhagem legítima do estilo Chûjô-ryû, criado por Chujô Hyôgo-no-kami Nagahide.
· Suio ryu, de Mima Yochizaemon

Com a restauração Meiji, no fim do século XIX, e a proibição do porte de espadas, vários estilos acabaram desaparecendo, fato que se repetiu após a derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial. Mas ainda existem vários que sobreviveram até os dias de hoje.
Atualmente, existem duas organizações, a Nihon Kobudô Kyôkai e a Nihon Kobudô Shinkôkai que congregam vários dos estilos de kenjutsu ainda existentes.
Em diferentes países, existem federações locais. No Brasil existe a CBKob (Confederação Brasileira de Kobudo), antiga CBKen (Confederação Brasileira de Kenjutsu o qual, o "Instituto Cultural Niten" se faz o principal representante em solo brasileiro. www.niten.org.br)    
Softwares utilizados: Cinema 4D e Photoshop

sábado, 1 de dezembro de 2012

Projeto: Espada 01



Projeto de design de uma espada nórdica.
Foi apenas um exercício de modelação, iluminação e mapeamento de texturas básicas. Como também, criação de um cenário adequado ao tema.

Softwares utilizados: Cinema 4D e Photoshop