quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Projeto: Katana

 
Projeto de modelação de um conjunto de espadas samurais.
O intuito do projeto foi somente o contínuo processo de exercício da atividade de modelação. Para tanto, foram modelados uma katana (espada maior), uma Wakizashi (espada menor) e sua base tradicional.
Existem modelos de base com três lugares, que  sustentam um jogo completo de armas de um samurai. Que seriam a Katana, a Wakizashi e a Kodashi (uma espada intermediária entre as duas primeiras. Pode ser considerada como um punhal de 59cm)
 
História das Daishôs
(Conjunto de armas do Samurai) 
 
A Katana foi a arma mais usada no Japão medieval, principalmente após sua unificação pelo Shogun Tokugawa Ieyasu (início do séc XVII), período de muitos duelos entre samurais. Tão grande era sua importância que foi declarada privilégio exclusivo da classe guerreira em 1588. A espada é a alma do samurai”, disse Tokugawa Ieyasu
Um samurai era facilmente reconhecido pelas ruas por portar duas espadas presas ao obi, uma longa, a Katana (de 60 a 102 cm), usada nas lutas em locais amplos, e uma menor, a Wakizachi (de 30 a 60 cm), para espaços fechados.
 
A wakizashi (também conhecida como Oo-wakizashi ou Naga-wakizashi) é uma espada curta japonesa, usada em conjunto com a katana pelos samurais.              
Era usada principalmente em combates de curta distancia onde você tinha menos tempo para desembainhar sua arma, possibilitando assim um rápido ataque ao oponente geralmente no joelho ou outras articulações no intuito de imobilizá-lo. Essa arma era utilizada também na prática do seppuku.
 
Kodachi É usada principalmente para a defesa pois seu tamanho reduzido (59 cm) duplica sua velocidade em relação a espadas maiores, embora não proporcione um bom ataque. A Kodachi tem a dobra da lâmina levemente maior que a Wakizashi e um pouco mais leve, tem seu tamanho mais aproximado com a Wakizashi do que com a Katana. É frequente ser confundida com a Wakizashi.

 
 Softwares utilizados: Cinema 4D e Photoshop

Nenhum comentário: